• Lohany Sorgen

PRODUTOS VEGANOS: ALIADOS À VOCÊ E AO PLANETA

Saiba qual a importância desse tipo de cosméticos e como inseri-los na sua rotina de beleza.


O veganismo é um modo de vida que tem como objetivo excluir, na medida do possível, todas as formas de exploração com animais para alimentação, vestuário e, inclusive, beleza. Segundo pesquisas do IBOPE inteligência, cerca de 55% dos brasileiros se interessam por produtos veganos. Apesar disso, o mercado desses cosméticos segue em constante crescimentos e mudanças e ainda existem muitas pessoas que questionam se eles possuem o mesmo efeito e benefício que os mais tradicionais e populares. Afinal, grande parte das grandes marcas do mundo da beleza ainda não se adaptaram ao consumo consciente. A gente veio responder essa dúvida: sim, os produtos veganos são tão bons quanto os tradicionais. Inclusive, para quem possui pele sensível pode se tornar um grande aliado, pois os componentes naturais são suaves e agridem muito menos a pele.


Mas como fazer essa troca e inserir esses produtos na rotina de beleza e conseguir identificá-los? Ir fazendo essa troca aos poucos e sempre estar atento aos rótulos das embalagens e entendê-los é essencial para essa mudança de hábito que, como qualquer outra, leva tempo. Estudar também é importante, muitas pessoas confundem produtos veganos com os cruelty free ou naturais.

TÁ CONFUSO? A GENTE TE EXPLICA A DIFERENÇA


VEGANOS: São aqueles que não utilizam nenhuma matéria prima de origem animal.

NATURAIS: Devem conter pelo menos 95% de substâncias naturais em seus componentes.

cruelty free: Não realizam teste em animais, mas podem conter substâncias de origem animal.



“É um cuidado com o ser humano, com os animais e com o sistema.” - Thiago Vaz, maquiador.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, conversamos com o maquiador Thiago Vaz que, além de utilizar produtos veganos como diferenciais em seus atendimentos desde o começo de sua carreira, possui uma linha própria de produtos de skincare desse tipo. Tudo começou quando Thiago se tornou vegetariano, 8 anos atrás, quando estava começando sua carreira no mundo da maquiagem e sentiu necessidade de adicionar produtos veganos e cruelty-free em sua maleta. Para ele, o mais importante é termos a consciência desse consumo e do processo que envolve a produção para, além de evitar a crueldade, evitar o descarte indevido e a poluição. “Quanto mais informações sobre as marcas que usamos, sobre os processos de produção, valores, sustentabilidade etc, mais assertiva será sua compra.” diz o maquiador, que acredita que a melhor forma de convencer as pessoas a usarem esses produtos é por meio da reflexão. A partir do momento que as pessoas refletirem sobre o impacto que o que elas consomem tem no planeta e na sociedade a construção desse novo padrão irá começar.


© 2020 Nos Somos Moda Todos os direitos reservados.