• nossomosmoda

Os mitos e verdades que você sempre quis saber sobre skincare

MITO OU VERDADE? O dermatologista André Alves desvenda nossas principais dúvidas relacionadas à nossa tão amada rotina de skincare.


PRECISAMOS USAR PROTETOR SOLAR QUANDO NÃO TEM SOL?

VERDADE - O uso do Protetor Solar precisa se transformar em um hábito. Precisa ser realizado todos os dias pela manhã e reaplicado ao longo do dia. Mesmo escondido, o sol continua no céu e seus raios UVA e UVB têm grande incidência, portanto, é indispensável usar protetor solar em dias nublados e até chuvosos. A radiação solar é responsável por muitos sinais na pele, como flacidez, envelhecimento precoce e também manchas, que podem surgir, além de piorar melasmas.”


TOMAR ÁGUA AJUDA NA APARÊNCIA DA PELE?

VERDADE- “Tomar água é fundamental para o equilíbrio de todas as funções do organismo. Importante para manter a hidratação e funciona como um combustível para várias reações bioquímicas acontecerem. A pessoa que não tem o hábito de beber água, fica com a pele mais desidratada, tem tendência a apresentar rugas e flacidez mais cedo, e a pele tende a rachaduras sendo porta de entrada de bactérias ou outros patógenos. “


SKINCARE EM EXCESSO FAZ MAL?

VERDADE- “ O excesso pode prejudicar a pele sim, porque pode danificar a barreira cutânea da pele, por exemplo, usando grande quantidade de ácido. Uma barreira cutânea danificada, os sintomas incluem inflamação e pele irregular e escamosa, pode eventualmente levar a outros problemas, uma vez que significa que as defesas da pele estão comprometidas. ”


A ACNE SÓ SURGE EM PELES OLEOSAS?

MITO- “A Acne pode ocorrer em qualquer tipo de pele, mas em graus variados. Tende a ser mais comum na pele oleosa. A Acne nada mais é que uma lesão causada pelo aumento da produção de sebo vinda das glândulas sebáceas. Essa oleosidade deixa os poros obstruídos e aumenta a proliferação de bactérias, resultando nos comedões, mais conhecidos comumente como cravos. “


QUEM TEM PELE OLEOSA NÃO PODE USAR HIDRATANTE?

MITO- “ Isto é um mito. Pele oleosa precisa de hidratação? sim, só que com os produtos certos e uma rotina de cuidados. As peles oleosas principalmente precisam ser hidratadas para controle da oleosidade e para potencializar o tratamento de outras dermatites, como a acne, rosácea e melasma. Um pele hidratada, seja oleosa ou seca, os tratamentos são mais efetivos.”


ÁGUA QUENTE DANIFICA A PELE?

VERDADE- Na prática a gente percebe que sim. A água quente remove a barreira de proteção da pele, deixando a pele exposta, dá a sensação de desengordurar a pele, quando na verdade está dilatando mais os poros, deixando o caminho livre para a produção do sebo. O ideal é usar água fria principalmente para lavar o rosto. “

© 2020 Nos Somos Moda Todos os direitos reservados.