2° DIA: SICC - Salão Internacional do Couro e do Calçado \ Gramado


SICC bate recorde de importadores 
e mostra reação de vendas ao exterior 
Cerca de 300 lojistas e distribuidores estrangeiro projetam avanço de até 100% 
em suas compras de calçados brasileiros, na comparação entre 2015 e 2014. 

O grande número de importadores presentes na XXIV edição do SICC - Salão Internacional do Couro e do Calçado - transforma os pavilhões do Serra Park, em Gramado/RS, em uma Torre de Babel, e o verbo comprar está sendo conjugado em vários idiomas. Estimulados pela data correta da feira, acerto nas coleções e dólar favorável, importadores se programam inclusive para elevar seus volumes de compra em até 100%. 

“A indicação certa de lojistas de diferentes países, numa ação dos sindicatos parceiros e da nossa empresa, faz o sucesso do projeto Grupo de Importadores. E além dos nossos convidados, há lojistas que visitam espontaneamente a feira, valorizando cada vez mais o produto brasileiro”, destaca o Diretor da Merkator, Frederico Pletsch. É o caso do lojista Satishvarma Natarajan, da Jawad, com 14 lojas na região do Golfo Pérsico (em Bahrein, Emirados Árabes, Catar e Omã). Ele revela que importará do Brasil 40 mil pares em 2015, dobrando seu volume sobre 2014.  

O industrial Werner Júnior, presidente do Sindicato da Indústria de Calcados de Três Coroas, destaca o valor da parceria com a Merkator para a internacionalização do SICC, realizado através de um processo simples que compartilha conhecimento das empresas e a expertise da promotora. Também o vice-presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Pedro Kayser, reforça a importância de ampliar e manter o mercado externo, que pode auxiliar na época de entressafra do mercado doméstico. Lembra, no entanto, que os pedidos são programados para entrega em seis meses e a variação do dólar é um fator que exige cautela nos negócios. 

Vicky Fong Phum, da Negociacions Jade S.A.C (Lima/Peru), distribuidora para 84 lojas em 23 cidades peruanas, afirma que o SICC representa 60% das coleções com que trabalha. Desde 2012 até esta edição, as compras evoluíram de 3.700 para 25.400 pares. De forma geral, ela projeta aumento de 12% no seu volume de importação do Brasil, na relação entre 2015 e 2014, e já programa mais 15% de crescimento para 2016 sobre 2015. 

Outra distribuidora que também já projeta avançar em 50% suas importações do Brasil em 2016/2015 - de US$ 1 milhão para US$ 1,5 milhão - é a americana PGM Miami Corporation, que atende Estados Unidos, Canadá e Caribe. O proprietário Cláudio Piereck destaca que o grande vantagem do SICC é a data, que antecipa as coleções. “A indústria brasileira de calçados está muito bem representada aqui”, frisa.  

PROMOTORA - A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas. 
FEIRAS – Além do SICC, a Merkator realiza anualmente os seguintes eventos: 
Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios - Lançador da moda outono/inverno em calçados e acessórios, acontece de 16 a 18 de novembro de 2015, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado/RS. 

40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios – Leva às regiões Norte e Nordeste as novidades das principais marcas calçadistas do país. O evento acontecerá entre os dias 8 e 10 de março de 2016, no Centro de Convenções de Natal, em Natal, no Rio Grande do Norte. 
Radar – Feira de Segurança – Apresenta as novidades do segmento de segurança no Brasil. O evento é pioneiro do setor no Rio Grande do Sul, e será realizado nos dias 29 de setembro a 01 de outubro de 2015. 


 Assessoria de Imprensa: 
Jornalista Adriane Costa | (51) 8484 5869 | adrianecosta@noticiaemdobro.com.br 
Jornalista Marta Araujo | (51) 9365 3864 | marta.araujo@noticiaemdobro.com.br 
Escritório | (51) 3035 2248 | 3035 2118 | contato@noticiaemdobro.com.br 

Nenhum comentário:

Sinta-se à vontade para comentar. Nós amamos!